quinta-feira, 15 de outubro de 2015

A beleza do fracasso

           Certa vez Aristóteles disse: "Se as coisas são maravilhosamente adequadas às suas finalidades, e elas são singulares, é porque as finalidades também são singulares. Se todos nós tivéssemos a mesma finalidade seríamos iguais. A nossa finalidade é singular na medida da nossa singularidade". A visão que temos a respeito de nós mesmos se perigosamente moldada por uma sociedade e criação que exigem de nós que não sejamos o que nascemos para ser em nossa singularidade de finalidades, pode gerar uma um abismo em nosso sentido existencial, um buraco negro que suga toda a vida em suas nuanças orquestrais e todas as expectativas de uma vida cheia de potenciais.
            É realmente impressionante olharmos a quantidade de medalhas que os grandes campeões olímpicos possuem em suas modalidades, ou os troféus de determinados atletas, eles guardam tudo em vitrines e aquelas vitórias ficam eternizadas em suas belas estantes que seres mortais como eu e talvez você, nunca iremos alcançar, por mais que invejemos e nos esforcemos para tal. Existe uma sede de vitória e busca por bons resultados em tudo que fazemos, não porque queremos fazer tudo com o melhor que temos, mas porque de alguma forma queremos e gostamos de exibir nossos números e feitos maravilhosos a todos os amigos, uma espécie de transferências do facebook para a vida real, só que no nosso discurso. – Por que facebook? – Alguns vão me perguntar, e minha resposta é bem simplória: O facebook é o “mundo ideal, a utopia” de Platão, só que virtual, não mais somente no campo das ideias.
            -Onde o tema do texto se encaixa nisso tudo? – Em tudo! A verdade é que o nosso pragmatismo nos cega para coisas realmente importantes na vida e nos distraímos nas seduções das grandes vitórias que podemos colocar em nossas estantes da vida ao perdermos de vista os grandes benefícios que os fracassos e as quedas podem nos ensinar. A verdade é que incontáveis derrotas, não são, de fato, derrotas. A verdade é que apesar de tudo, o clichê: “tudo tem um lado bom” tem um Q todo especial e belo, que poucos valorizam.
            Deixem-me citar um exemplo para ilustrar meu pensamento: Um homem que passou 30 anos se preparando para atuar somente em 3 anos de vida e durante esse processo foi rejeitado pela grande maioria, sua mensagem não foi belamente recebida pois ele não possuía a intenção de ser compreendido por todos (pasmem!), um homem que foi rejeitado inclusive por alguns de seus mais chegados e teve a morte mais vergonhosa de todas. É dEle mesmo que estou falando, o Deus poderosamente fraco, Jesus! Possuindo o poder e as ferramentas para executar absolutamente tudo quando quisesse, submeteu-se à vontade do Pai e fracassou vergonhosamente aos olhos dos homens que não possuem a fé de enxergar através da cruz e perceber a gloriosa vitória alcançada por seu “fracasso”.
            Perdemos nossa vida construindo as tais estantes vitoriosas para mostrar a outrem, esquecemo-nos que, como diria Saint Exupéry: “o essencial é invisível aos olhos”. Perdemos nossa vida confundindo a importância de ser relevantes existencialmente com a importância de ganharmos nossas medalhas e troféus, não importando o custo dos mesmos. Perdemos a nossa vida correndo atrás do vento, perdendo tempo. Perdemos nossa vida no eterno conflito ser/ter.
Portanto, meu amigo, se assim como eu você é também um fracassado, bem vindo ao mundo daqueles que enxergam que nem todo fracasso é ruim, e por isto, já não se importam mais se aparentam serem fracassados ou não, já não se importam mais com a imagem que possuem por terem errado, caído, enganado-se em escolhas erradas, não esforçado o suficiente ao mesmo tempo em que tentaram fazer a coisa certa. Não estou afirmando que todos os nossos erros são justificáveis, estou apenas alegando que nem todas as perdas  e insucessos aos nossos olhos são tão ruins quanto pensamos.


Trago-lhes boas novas, meus nobres perdedores: Algumas derrotas são melhores que vitórias, e há uma beleza MUITO peculiar em algumas delas.

2 comentários:

  1. Show de bola!!!! 👏👏👏 ☺️😊😉

    ResponderExcluir
  2. Temos de ser sensíveis à essa beleza exótica da perda. É preciso uma transcendência bem desenvolvida pra se olhar pra cima e entender que o fracasso às vezes é a vitória! Passei por isso recentemente e digo que ainda dói. Dói porque no mundo meritocrático no qual fomos criados derrotas não cabem para quem se esforça! É a lei de causa e efeito, puxa vida! Mas a lógica do Criador é outra e Glórias a Ele que é muito mais criativo no quesito vitórias que todos nós! ;)

    ResponderExcluir