quinta-feira, 7 de abril de 2011

O meu verdadeiro eu




             O que significa o coração de Deus? O que seria o coração de Deus na sua vida? O que você acha que representa para Deus e o que você acha que Deus representa para você? Acredito que à medida que as perguntas vão avançando é necessário que se busque mais profundamente respostas diretamente de Deus em nossas vidas... por isto desta vez vou deixar a preocupação de lado e me abster de pensar o que as pessoas “vão achar” para agarrar-me a uma coisa tremenda que o Senhor ministrou ao meu coração!
             E se eu dissesse que o coração de Deus na sua vida é você mesmo, você acreditaria ou se escandalizaria? Este pode parecer um conceito um tanto estranho, mas vamos falar a respeito do que separa o nosso “verdadeiro eu” do eu que pensamos que somos, e então iremos entender o coração de Deus em nossas vidas.
             Segundo Max Scheler (um dos principais autores da Antropologia Filosófica) a “esfera” do Ser Absoluto (Deus) reside no homem e permanece intocada, ainda que o homem tenha mudado suas concepções e atos relativos a conteúdos e materiais que a compõem... a “esfera” do Ser absoluto continua como parte constituinte da própria essência do homem.
             Falaremos um pouco mais sobre a teoria de Scheler para entendermos melhor o coração de Deus! – Mas o que este antropólogo sabe a respeito de Deus? Ele era evangélico? Acreditava em Deus? – Não sei, mas ainda que ele não tenha crido no verdadeiro Deus, a verdade teológica que por ele é revelada, é muito espiritual! Vamos lá então:
O ser Absoluto tem a natureza imutável: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente.” (Hebreus 13:8) e reside no homem: “O vosso corpo é templo do Espírito Santo” (1Coríntios 6:19). Então mesmo residindo no homem, ainda que o homem tenha sido agravado por uma total decadência espiritual ao longo da história e ainda que o homem resista a sua grandeza e o seu poder absolutos, a natureza de Deus continua imutável, no entanto não deixa de habitar no homem que o aceita e o confessa com sua boca.
Quando Deus soprou a vida nas narinas do homem, junto com aquele sopro havia o Espírito Santo que faz moradia em nossos corações, e o Espírito Santo é tão Deus quanto o próprio Deus o é! Portanto a essência do homem (citada por Scheler) é exatamente desempenhar a função do propósito pelo qual ele foi criado! E quem criou você a não ser o próprio Deus? E quais os propósitos de Deus na sua vida? Chegamos então ao assunto citado no início do texto, o coração de Deus!
O coração de Deus na sua vida é o “seu verdadeiro eu”, o ser que não foi atingido pelo pecado, inveja, cobiça, nem a corrupção dos conhecimentos inadequados que criam barreiras entre os conhecimentos verdadeiros e os conhecimentos que levam à soberba e à retenção da expansão das nossas vidas e nos deixam aprisionados a conceitos vazios e sem lógica espiritual pois a essência do seu verdadeiro ser (a qual todos deveríamos nos atentar) está em Deus, e Deus é incorruptível!  A essência verdadeira é puramente o Espírito de Deus!
Desta forma o seu verdadeiro eu, não é o que você acredita ser (você não tem a capacidade de enxergar tão longe)! Muito menos o que te disseram que você era, ou te fizeram acreditar (se nem você sabe o que realmente é, imagine os outros)! O seu verdadeiro eu é uma pequena parte do infinito Deus! Isto mesmo! Você é uma parte de Deus, do coração dEle, afinal você é parte da família do Altíssimo! Filho amado dEle (e filhos sempre têm uma herança genética dos pais, neste caso a herança da essência)! Não foi baixo o preço de sangue pago que nos limpa e lava de todos os pecados.
Assim como Paulo teve o entendimento deste fato e escreveu: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” (Gálatas 2:20). O meu verdadeiro eu apenas vive na inter-relação da coexistência na dependência total de Deus, porque quando chegamos a este ponto, somos um só com Ele. Eu só consigo ser o meu verdadeiro eu quando o Espírito Santo toma tamanhas proporções que de mim apenas resta o corpo de carne e deixo mover-se livre e levemente a vontade de Deus. Eu sou o meu verdadeiro eu quando obedeço e me entrego de coração, de forma que não mais hajam vontades da corrompida natureza à qual eu acredito pertencer. Eu sou o meu verdadeiro eu quando aceito a paternidade de Deus e entendo o propósito para o qual fui criado: adorá-lo.
Portanto gostaria de finalizar com uma humilde exortação: busque de Deus quem é você de verdade! Busque de Deus quais os planos dEle na sua vida, e não quais são os seus para que Ele te abençoe! Busque de Deus quais dons Ele te deu para trabalhar da melhor forma possível e frutificar, e, por fim, busque de Deus ser o coração dEle na sua vida, seja o seu verdadeiro eu!


Sinval Guerra

Um comentário:

  1. Muito bom!!
    e é isso mesmo, devemos ser só um com o espirito de Deus, para que possamos ser aquele verdadeiro eu, que o Deus pai criou! o eu divino por sua graca!
    Deus continue te inspirando!!

    ResponderExcluir