quarta-feira, 4 de maio de 2011

Reformando


            Bem... a algum tempo venho brincando e dizendo que Deus tem me concedido o ministério das coisas simples, e sou muito grato por isto! Por conseguir ver a Sua glória em coisas simples e que fazem uma grande diferença em minha vida, e é claro, espero que na sua também, meu caro leitor. A algum tempo venho falando a respeito de coisas corriqueiras na vida que muitas vezes passamos desapercebidos sem tirar as lições que Deus deseja nos ensinar, e não vai ser diferente agora... quero falar a respeito de reformas.
            Esses dias ando me sentindo bastante incomodado pelo motivo de que minha casa está em reforma. Vocês sabem como são reformas: muita bagunça, muita poeira, todos os móveis fora do lugar, você quase não tem lugar para transitar na casa, muito menos lugar de privacidade e de silêncio. O barulho dos martelos e ferramentas trabalhando é ensurdecedor, você quase não consegue se concentrar em nada! NOOOOSSA... É TERRÍVEL! (que desabafo, né? rsrs) Pois então, blogueiros, aposto que todos vocês já passaram por situações assim.
Um dia desses um amigo entrou aqui e se espantou com a bagunça e me perguntou: “Reformando?”, respondi: “Pois é, tá tudo fora do lugar, bagunçado!”. Pronto! Sabem quando aquela luzinha dos desenhos animados aparece em sua mente e tudo começa a fazer sentido?
            Deus tem um senso de humor amável e nos mostra a vida como uma casa: “Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.” (1 Cor 3:9) Simples assim! Somos edifícios de Deus! E esta reforma me ensinou algumas coisas importantes.
            O tempo passa e os edifícios vão ficando velhos. As mobílias que outrora eram novas começam a envelhecer, enferrujar, até que chegam ao ponto de uma necessidade de troca. As paredes vão ficando manchadas, as vezes até com infiltrações. A casa que outrora era nova e linda vai envelhecendo e perdendo a beleza da novidade, e são nessas horas que se precisa de uma reforma. Os móveis precisam ser trocados, as paredes rebocadas, re-pintadas ainda que isso gera uma grande “confusão” e é aí que tudo parece estar uma bagunça só! Nada está mais no lugar, parece que tudo está sendo desconstruído, a poeira da reforma vai tomando conta da casa que parece estar indo à falência. A falta de espaço nos faz perder a noção de como as coisas ficarão no final do processo. Só que quando tudo termina, as coisas ficam limpas novamente, novas: “Assim que se alguém está em Cristo nova criatura é; as velhas coisas já se passaram, eis que tudo se fez novo” (II Cor 5:17)
            Esta é a proposta de Cristo em nossas vidas, reformar o nosso interior mesmo que isso gere um incômodo muito grande (e acredite, vai causar!). Precisamos ser reconstruídos, reformados, a mobília precisa ser renovada, as paredes quebradas, e no meio do processo vamos achar que é tudo só bagunça, porém novos cômodos irão surgir, a casa ficará novinha em folha. Tudo que precisamos fazer é deixar Ele trabalhar! Mas não se preocupe, Jesus era marceneiro, Ele entendia muito bem de construções e de medidas específicas!
            Mas por fim, há um preço a ser pago por esta reforma: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” (Romanos 12:1). E aí, você está disposto a ser reformado?

Sinval Guerra