É minha gente... cada dia que passa eu vejo como a situação tem ficado feia no nosso meio, aliás feia não! MUITO FEIA! Graças a Deus eu sei que ainda existem algumas pessoas a andar na contramão do sistema, e isso me faz feliz, já que ainda em menor número, não esquecemos o essencial, o básico: a palavra de Deus e o reino do Pai! Por isto irei bater um pouco no sensacionalismo que tem enchido os olhos da nossa geração, que quanto mais divina acredita estar, mais se distanciam da essência que Deus espera que nós tenhamos. Aprendi a pouco tempo que quanto mais humano se é, mais próximo de Deus está, e quanto mais divino se pensa ser, mais longe do mesmo.
Não vou citar nomes (e em algumas situações nem precisa! Rsrs) mas relatarei alguns casos que tenho visto ultimamente que me escandalizaram. Fico imaginando que tipo de fé estranha é esta. Sem mais delongas, começaremos!
Primeiro vou falar de um caso estranho que quase todo mundo conhece, o TRÍZIMO (ahn??)... pois é alguns podem não saber mas alguns pastores e igrejas estão pedindo o trízimo dos fiéis! É claro que o Deus Pai espera que nós devolvamos pra Ele os 10% do nosso ganho, isso é o mínimo que podemos fazer (além de ser um princípio estabelecido por Ele próprio!), mas agora temos que dar mais 10% pro Filho também!! Ahhh sem esquecer os outros 10% do Espírito Santo!!! - Mas “pera aí”!!!! A palavra não fala: “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.” (Efésios 4:4 a 6) ?? -. Estranho que se peça os 10% para cada um, já que à luz da palavra vemos que existe Um só Senhor! Talvez eles tenham dividido nosso Deus em 3, e é claro que o Verdadeiro Deus é um só, não entendo esse tipo de coisa!
Aproveitando o gancho da questão financeira, vamos falar um pouco da teologia da prosperidade: aquela que quando você aceita a Jesus, se você não continuar “em pecado” (os santos da contemporaneidade) muito provavelmente vai se tornar um milionário! Por que? Porque: “Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos exércitos.” (Ageu 2:8). SIM... E DAÍ? Ele falou que o ouro e a prata pertenciam a ELE e não a nós! Mas é muito conveniente que nosso Pai (dono do ouro e da prata) espere que vivamos como príncipes e princesas neste reino que NÃO É O DELE! Acho que esqueceram de algumas passagens como: “O meu reino NÃO É DESTE MUNDO. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui” (João 18:36 ênfase minha) ou ainda: “NÃO AJUNTEIS TESOUROS NA TERRA, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam” (Mateus 6:19 ênfase minha). Ahh sem nos esquecermos de Mateus 4:4 “Nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”. Mas agora o “golpe final”: “VOCÊS NÃO PODEM SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO” (Mateus 6:24 ênfase minha). São muitas referências, não? Sempre acreditei que para alguns terem demais, outros terão “de menos”.
Ahh, não esqueçamos da história das pedras que “presenciaram o poder de Deus” que uma igreja traria de Jerusalém pelo preço simbólico de 8 MILHÕES de DÓLARES para formarem o interior de um templo semelhante ao templo que o rei Salomão construiu! De repente as pedras tenham uma unção que nós não temos, afinal elas são de Jerusalém e nós somos apenas do Brasil! Sem contar que foi dito que: “quem tocasse nas pedras, seria como estivesse tocando no próprio Deus”... coitados!!! Vão ser fulminados se tocarem nas tais pedras! Daqui a alguns dias alguma manchete vai estampar os jornais como: O genocídio das pedras de Jerusalém! Vão ter que levá-las presas por isto! rsrs
Outro caso pra lá de absurdo aconteceu quando visitava uma igreja outro dia, havia um ministério “famoso” na cidade então decidi (mesmo sem conhecer) ir lá dar uma checada! E confesso a vocês que não perderia meu tempo novamente, se pudesse voltar ficaria em casa estudando a bíblia, sozinho! Seria muito mais proveitoso! – Mas o que aconteceu de tão absurdo assim? – Bem... tudo começou quando o pastor pediu que todo mundo orasse em línguas – Mas e quem não ora em línguas? Ficava sem orar? – É... não entendi isso! Mas não para por aí não! Estranhei mas continuei ouvindo o que ele ia dizer, e de repente ele começou a dizer que nós precisávamos “treinar falar em línguas” – COMO ASSIM? – É... também não entendi isso! Mas ainda não parou por aí, mesmo achando aquilo tudo MUITO estranho decidi continuar ouvindo, e de repente ele me solta de lá: “Vai chegar um dia que você vai ficar cronometrando quanto tempo você consegue falar em línguas...”. - De repente Deus faça uma competição no céu pra ver quem aguenta mais, né? Nunca se sabe... Temos que estar preparados! -. Depois disso fui obrigado a me levantar e sair do local, meu ouvido não está acostumado a ouvir tanta asneira numa pregação só (e olha que só estava na faixa dos 10 minutos de pregação!)!!
Mas sabem o que é mais surpreendente? A multidão que o sensacionalismo arrasta! – E por que? – É fácil responder: CONVENIÊNCIA!! É muito bom ouvir sempre que Deus tem o melhor e que Ele toma conta de tudo, e isso NÃO é mentira! Mas é Deus também que repreende os seus filhos quando deve e adverte: “-Filho meu, NÃO REJEITES A DISCIPLINA DO SENHOR, nem te enfades da sua REPREENSÃO. Porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem” (Provérbios 3:11 e 12 ênfase minha).
Portanto devemos nos dirigir ao ponto básico de tudo, a resposta que muitos procuram em mega congressos e cultos milagrosos sem saber que a procuram, o que é o essencial para a vida de um cristão? Como um cristão deve se portar em meio ao nosso tempo e sociedade? O que se deve fazer para não pecar? O que sustenta de verdade a vida de um verdadeiro adorador? A resposta é bem simples, muito mais do que parece, ainda que muitos não a tenham encontrado! A PALAVRA do Senhor! É nisso que se resumem todas as respostas para todas as perguntas.
“Examinai as escrituras porque são elas que testificam de mim” (João 5:39). Analisando as escrituras encontramos a vida e os ensinamentos de Jesus, e esse é o essencial que não se pode perder de vista! Interrompamos essa cultura de idolatrar os pastores e bandas da mídia para nos focarmos no básico, no “feijão com arroz” que nos alimenta, no que nos mantém de pé! Não quero dizer com isso que não acredito na plenitude de Espírito e nos dons que Ele nos proporciona, em momento nenhum me coloquei contra eles, mas é necessário que tenhamos a consciência de que não devemos idolatrar os dons, porque mais poderoso é quem os concede! Que nossos olhos estejam sempre na vida de quem se entregou pela nossa liberdade, de quem sofreu e nos amou de verdade, pois Ele é o essencial! Jesus é o essencial! Portanto desfrutemos do essencial para que todas as demais razões tenham mais razão em nossas vidas!
Sinval Guerra