As palavras representam a maior parte mundo das comunicações! Palavras ditas podem marcar uma geração transformando ideais e objetivos de vida com a devida persuasão e estímulo. Palavras podem também ser eternizadas pelo simples ato da escrita!
Aprendi que não existem verdades absolutas em se tratando de comunicação. Sempre existem os dois lados da história que podem mudar a nossa concepção a respeito da “verdade” por trás dos “fatos”, ou seja, os fatos podem não ser exatamente fatos e as verdades podem não ser exatamente verdades. Pode acaso existir mais de uma verdade? “Depende do referencial adotado” foi a única resposta satisfatória que encontrei para esta pergunta.
O peso atribuído às palavras por quem as recebe está proporcionalmente ligado ao sentimento que se possui por quem as pronuncia. Palavras doces de uma pessoa amada podem mudar um dia, uma situação, talvez até mesmo uma vida inteira. E por que não enxergar a profundidade que elas podem representar para uma vida inteira se afinal o amor um sentimento que transforma?
Palavras de exortação de alguma pessoa amada sempre possuem um peso diferenciado também, afinal quem nunca se chateou por ouvir algumas verdades duras que precisavam ser ditas? Quantas vezes esperneamos como crianças de quem é retirado o precioso pirulito por ouvir esse tipo de coisa? Temos uma facilidade muito grande de nos irarmos por ouvir coisas que não nos agradam! Bem vindos à cultura moderna do egocentrismo que está enraizada em nossos corações, com a qual precisamos lutar bravamente todos os dias para aprendermos a ser bons ouvintes e compreender nossos erros!
É através das palavras onde nossos pensamentos encontram liberdade para voar atingindo quem as ouve ou lê, não importa se em uma grande publicação ou um simples texto que se escreve e permanece no oculto, guardados em nossas gavetas. O importante é a sensibilidade e a disposição de entendê-las.
Um dia me questionava sobre a mentira, então cheguei à seguinte conclusão: - O que é a mentira se não o inverso da verdade? E o que é a verdade se não de fato, o que se sente?-. Tudo que não é verdade é mentira! Mas as verdades não são relativas? Sim, se analisarmos a interpretação das mesmas, e não, se analisarmos o conteúdo de algum acontecimento.
Costumo dizer que palavras são sempre a expressão do que se sente, portanto não se importe em dizer, escrever, ou expressá-las de qualquer forma, para que não se ocultem os teus sentimentos. As pessoas ao seu redor merecem saber o que você pensa e sente em muitas ocasiões, este é o princípio básico da intimidade. O importante é deixar as palavras construírem sua história, afinal, quais tipos de palavras você tem usado para expressar seus sentimentos ultimamente?
E para encerrar com uma breve reflexão, fica aqui um de meus versículos preferidos: “A boca fala daquilo que o coração está cheio” (Mateus 15;18).
Sinval Guerra